MATERIAL PARA TAQUIGRAFAR

Um material adequado é necessário para facilitar a rapidez e a fluência no ato de taquigrafar.   

 

  1. PARA O APRENDIZADO DO MÉTODO

Para o aprendizado do método, pode-se utilizar qualquer caderno, bloco simples (com espiral ou sem espiral) ou mesmo qualquer folha de papel, de preferência pautado. Nesta fase está em jogo apenas o aprendizado dos sinais taquigráficos, onde nenhuma velocidade de escrita é exigida.
Para escrever, são aconselháveis: Lápis nacional 6B ou 5B, ou qualquer outro de ponta macia.  O lápis deverá ser bem apontado, para não prejudicar a nitidez do sinal taquigráfico.   Se houver preferência por caneta, serve qualquer caneta.

  1. PARA O TREINAMENTO DA VELOCIDADE TAQUIGRÁFICA

Ao terminar o aprendizado do método, e começar o treinamento dos ditados de velocidade taquigráfica, o aluno sobe para um outro nível.  Nesta fase é melhor o uso de um bloco pautado com espiral.  O bloco em espiral é mais adequado para a virada de folha, que deve ser feita com rapidez (para não perder palavras em ditados de velocidade). Nesta etapa é ótimo um bloco pautado com papel acetinado.  O lápis ou a caneta deslizam melhor sobre a superfície do papel acetinado (bem liso), do que sobre papel áspero.
Para escrever, são aconselháveis: Lápis importado (6B, 5B ou 4B) ou lápis nacional (6B ou 5B). Canetas bem macias.  Há de várias marcas no mercado, japonesas americanas, ou mesmo nacionais.  Exemplos: “uni-ball fine deluxe”, “uni-ball micro deluxe”, “stabilo – bille 508 M”, “pilot BPS-grip-0.7”.  O principal é que sejam canetas macias, que se desloquem fluentemente  pela superfície do papel acetinado.

  1. UMA DICA IMPORTANTE: MODO DE VIRAR AS FOLHAS

Este é um ponto relevante no ato de taquigrafar.  Qualquer descuido na hora de virar a página quando se está taquigrafando pode acarretar a perda de várias palavras.  Em taquigrafia, frações de segundos são importantes. As folhas são viradas pela mão esquerda (para os destros), ou pela mão direita (para os canhotos), com a máxima rapidez possível, de um só golpe.  Para isso, é necessário que o taquígrafo já comece a pegar a ponta da folha do canto inferior esquerdo quando estiver chegando ao final da folha, para facilitar a virada.  (Veja o VÍDEO: )